Tudo Sobre Consórcio

Consórcio ou Financiamento: qual a melhor escolha?

14/08/2020 2 minutos de leitura

Um dos maiores sonhos da população brasileira é adquirir a casa própria, contudo poucos conseguem comprá-la à vista. A maioria das pessoas acaba por buscar uma forma de parcelamento. Neste momento surge a dúvida: consórcio ou financiamento.

Para ajudar você nessa escolha, vamos contar as particularidades de cada modelo e compará-los para facilitar a sua decisão.

Consórcio Imobiliário

O consórcio imobiliário é uma forma de compra organizada em um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, que são reunidas a partir do objetivo comum que é a aquisição de um bem.

A criação e gestão do grupo de consórcio é feito por uma Administradora que deve ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central.

No consórcio, o valor do bem é dividido pelo número de parcelas definido em contrato e os consorciados realizam pagamentos mensais durante toda a existência do grupo. Esses valores são depositados no Fundo Comum do grupo e é utilizado para realizar as contemplações durante as assembleias ordinárias até que todos os consorciados sejam contemplados.

Confira algumas vantagens do Consórcio:

  • Ausência de juros;
  • Ausência de valor de entrada;
  • Parcelamento integral do valor da carta de crédito;
  • Poder de compra à vista;
  • Possibilidade de agilizar o acesso ao crédito por meio de lance;
  • Flexibilidade no uso da carta de crédito.

Formação da Parcela

A parcela do consórcio é formada pelo fundo comum, fundo de reserva, seguro e taxa administrativa, que é utilizada para custear a manutenção do grupo, as assembleias e as demais atividades prestadas pela administradora.

Poder de Compra

Aqui na Tramontana Consórcios, temos à disposição grupos com até 216 meses de duração. Para manter o seu poder de compra durante todo o período, a carta de crédito é corrigida anualmente. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) costuma ser o mais comum a ser utilizado, contudo no contrato de adesão está previsto o índice adotado para as correções. Ele também é aplicado nos ajustes da parcela.

Dessa forma, o poder de compra é mantido para todos os consorciados, independentemente do momento a contemplação.

Carta de Crédito

Ao ser contemplado, o consorciado tem acesso à carta de crédito, que é o documento garantidor da disponibilidade do valor. Com ela em mãos, você pode escolher qualquer bem, desde que ele esteja na mesma categoria. Assim, a sua escolha pode ser uma casa nova ou usada, um apartamento, um terreno, um imóvel comercial ou até uma reforma.

A segurança da carta de crédito confere ao consorciado um alto poder de barganha e compra, pois o vendedor tem a certeza do recebimento de uma forma descomplicada.

Contemplação por Lance

Você pode acelerar o acesso à carta de crédito através de lance ofertado na assembleia ordinária. Ele é uma antecipação das parcelas do seu consórcio e caso a sua oferta seja a maior da assembleia, estará apto a receber a carta de crédito.

A nossa consultoria especializada faz o acompanhamento de cada grupo e o histórico de lances para ajudar você a escolher o melhor momento e valor a ser ofertado.

Uso do FGTS

O Consórcio Imobiliário permite a utilização do saldo de FGTS para complementar o valor da carta de crédito na compra de um imóvel com valor superior, amortização parcial ou total da dívida do consórcio. Para utilizá-lo, o consorciado deve ser o titular da conta de FGTS e não possuir financiamento em seu nome.

Financiamento Imobiliário

No financiamento imobiliário, você tem acesso ao crédito imediatamente após a aprovação pela instituição financeira. Contudo, essa rapidez cobra um preço alto.

Para receber a aprovação, a pessoa precisa apresentar diversos documentos seus e do imóvel. Entre eles estão: documentação pessoal, comprovação de renda e de acesso à crédito, registro do imóvel. Já o consórcio imobiliário exige apenas os documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de residência.

Os juros cobrados pelo financiamento costumam ser altos, o que eleva muito o custo total do bem. Além disso, outros encargos estão presentes e muitas vezes não são analisados no momento da contratação, como seguros, tarifas e tributos. Por isso, é indispensável a solicitação do Custo Efetivo Total para saber quanto será desembolsado.

O Momento da Escolha

Avalie cada uma das opções, desde a burocracia para acesso até a flexibilidade de cada um e o valor pago no final.

Gostaria de simular um consórcio para saber o valor a parcela? Entre em contato pelo WhatsApp (51) 98927-2794 ou acesse o nosso site: www.tramontanaconsorcios.com.br

Veja também

WhatsApp