Tudo Sobre Consórcio

Carta contemplada é seguro?

17/11/2023 9 minutos de leitura

Imagine este cenário: você com a sua família na nova casa própria, bem localizada perto de escolas, supermercados e em um bairro seguro e tranquilo.

Seria bom, né? Pois essa conquista não precisa ficar para depois: por meio das cartas de crédito contempladas, você pode finalmente adquirir aquela moradia dos sonhos ou até mesmo realizar outras compras - como imóveis comerciais - e oportunidades de renda financeira de forma segura e econômica.

Esta é uma forma de investimento tradicional que está cada vez mais popular em nosso país: segundo reportagem do veículo de comunicação G1, o método bateu recorde no Brasil e se concentra entre investidores.

E a popularidade das cartas contempladas não é à toa, afinal, o método garante segurança para o consorciado, que tem os seus direitos e deveres protegidos pela Lei dos Consórcios.

A Lei 11.795/2008 refere-se exclusivamente ao consórcio e assegura ao consorciado: 

  • Contrato com cláusula ou termos claros;
  • Cópia de todos os documentos;
  • Cumprir as obrigações previstas no contrato;
  • Ter acesso ao contato do órgão fiscalizador.

Confira mais informações sobre a Lei dos Consórcios neste outro artigo publicado no nosso blog: Saiba tudo sobre a lei dos consórcios. 

Além disso, as administradoras de consórcio devem ser oficialmente regularizadas, autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), que exige periodicamente informações contábeis e não-contábeis das suas operações de consórcio.

Mas afinal, como você pode usar a carta contemplada?

Além de ser um método muito econômico e ágil para aquisição de bens - uma vez que, diferentemente de outras formas tradicionais como o financiamento imobiliário, que cobra altos valores em juros, taxas e exige papeladas e burocracias - a carta de crédito contemplada é versátil e pode ser utilizada de diferentes formas, como na compra do imóvel ou na venda em busca de lucratividade.

Ao fazer parte de um grupo de consórcio e ter a sua carta de crédito contemplada, você recebe o valor correspondente à sua cota para comprar o seu tão desejado e batalhado bem. 

Outra possibilidade é vender a sua carta contemplada para outra pessoa que necessita do valor de forma mais imediata. Isto é, não pretende esperar até o momento da contemplação para obter a quantia.

Neste vídeo, o Eduardo explica mais detalhadamente como você pode ganhar dinheiro com a venda da carta contemplada e obter até 400% de lucro:

Além disso, a carta de crédito possibilita que você saia do aluguel e construa patrimônio: os imóveis se mantêm por muito tempo como uma forma segura de investimento.

Você pode utilizar o imóvel próprio como fonte de renda por meio da locação, inclusive para auxiliar no pagamento das parcelas do consórcio. 

Mas para assegurar a valorização com o passar do tempo e aumentar o patrimônio, é necessário estudar as características do imóvel a ser comprado. Confira algumas dicas para fazer esta escolha:

  • localização (facilitações de deslocamento, segurança e infraestrutura são pontos importantes);
  • Analisar aspectos básicos da construção (pintura, encanamento, aberturas, etc);
  • Conferir a documentação (certidão de situação fiscal e matrícula do imóvel e documentação do vendedor, por exemplo).

Qual imóvel você pode comprar com a carta de crédito?

Muitas pessoas acreditam que o consórcio limita o estilo de imóvel que pode ser adquirido com a carta de crédito (apenas casas ou apartamentos para moradia, por exemplo), mas essa informação é equivocada.

Você pode comprar qualquer tipo de imóvel por meio do consórcio imobiliário: residência, casa na praia e até imóveis comerciais como lojas ou barracões.

Assim, o seu patrimônio se valoriza. Além disso, você pode optar por alugar o imóvel e ter uma renda recorrente que pode ser capaz de pagar novas parcelas de consórcio.

Como obter a carta de crédito contemplada

No consórcio, todos os participantes do grupo serão contemplados e isso ocorre de diferentes formas: por meio do sorteio, ou então realizando ofertas de lance  nas assembleias mensais.

Mas engana-se quem pensa que ter a carta contemplada só depende de sorte ou que é um processo muito demorado: existem diferentes estratégias e análises que podem ser feitas para antecipar a contemplação.

Por isso, é muito importante contar com o apoio e direcionamento de uma empresa experiente e confiável como a Tramontana Consórcios. 

Nós acompanhamos você em todas as fases da negociação, respondendo todas as dúvidas e analisando aspectos importantes do consórcio para conquistar a contemplação. Entre eles:

  • Melhores épocas do ano para ofertar os lances;
  • Comportamento dos demais participantes e suas sazonalidades;
  • Escolha da melhor fonte financeira para realizar os lances.

Você também pode comprar a carta contemplada

Se você não quiser ou puder esperar a contemplação, é possível comprar uma carta de crédito já contemplada.

A operação é realizada pela administradora. Após essa etapa, você se torna o novo portador da carta e assume as responsabilidades do contrato.

Todo o processo é permitido pela Lei dos Consórcios, mas é preciso ficar atento aos golpes que infelizmente estão cada vez mais comuns (golpes de celulares, clonagem de cartões, falsificação de contas em redes sociais e até no mundo dos consórcios). 

Então, para evitar essa situação, separamos dicas valiosas sobre como conferir o profissionalismo dos vendedores e administradoras e a veracidade das cartas contempladas neste artigo: Cuidado com o golpe das cartas contempladas

Entre em contato aqui com a equipe da Tramontana Consórcios e conheça as nossas diversas opções de cartas contempladas, com a nossa ajuda, você pode adquirir a carta ideal para você, economizando dinheiro e tempo. 

A carta de crédito contemplada é um meio tradicional, eficiente e seguro de conquistar os seus sonhos e investir com sucesso e nós, da Tramontana Consórcios, possuímos grande experiência no setor e uma equipe de vendedores preparada para acompanhar você nessa jornada.

Entre em contato e faça uma simulação.

Veja também

WhatsApp