Controle financeiro pessoal em momentos de crise
O controle financeiro pessoal em momentos de crise é fundamental para não interromper os sonhos. Ao longo do tempo, notamos que as crises vão e voltam e que precisamos fazer um planejamento para diminuir os riscos nos momentos de dificuldade, que podem ser desde queda na renda até a perda do emprego.
A reserva financeira deve ser utilizada nessas fases em que é preciso garantir as condições básicas como alimentação, moradia e saúde. Ela é uma etapa importante do planejamento financeiro e pode fazer toda a diferença em momentos de crise.
Precaução durante a crise
A crise financeira chegou de surpresa em 2020, como consequência da pandemia que assola todo o mundo e modifica as relações pessoais e comerciais. Ter precaução durante a crise é importante para aumentar o controle sobre os gastos e não adquirir dívidas durante o período ou ter que adiar os seus sonhos.
Controle os gastos
Tanto em momentos de crise quanto em épocas de economia aquecida, você deve controlar os gastos. Isso não significa cortar todas as compras para não gastar, mas sim ter o controle de todos os gastos em uma planilha ou aplicativo e analisar aqueles que são essenciais para a manutenção da sua qualidade de vida e os que podem ser eliminados. Uma alternativa é buscar itens mais baratos para atender as necessidades essenciais suas e da família.
Não adquira dívidas
As crises são momentos de incerteza, nas quais muitos desafios são impostos. Para enfrentá-los da melhor forma é indicado não adquirir dívidas, pois o seu impacto pode seguir após o término desse ciclo e atrasar ou impedir a realização dos seus objetivos.
Porém, pode ser que já existisse uma dívida ou tenha sido necessário adquirir uma nova. Nesses casos, o primeiro passo é analisar cada uma delas para ter clareza sobre o valor, data de vencimento, juros presentes e diferenciar o que é dívida do que é investimento, pois enquanto um representa possibilidade de corte o outro contribui para um futuro mais estável e próspero. A partir disso, renegocie sempre que possível. Essa ação pode ser boa para você que evita a inadimplência por causa de dívidas vencidas e para o credor que passa a ter maior segurança do recebimento.
Reserva financeira
A reserva financeira é importante para enfrentar os momentos de crise. A sua criação inicia no planejamento financeiro ao analisar os seus ganhos e gastos. Após, deve ser feita uma média do seu custo de vida dos últimos seis meses para que você saiba o valor necessário para manter o seu padrão de vida por um período. Com o valor definido é iniciada a reserva financeira, que deve ter o montante correspondente a, pelo menos, seis meses do seu custo de vida. Dessa forma, tem a segurança para contornar a sua dificuldade por um período maior do que a pessoa que depende exclusivamente do seu faturamento mensal.
Além do impacto direto na manutenção do seu padrão de vida, a presença da reserva financeira também pode ajudar você a ter mais tranquilidade e cabeça fria para buscar melhores possibilidades para o seu problema.
Crie outra alternativa de renda
A renda extra pode aliviar as perdas ocorridas durante o período de crise. Ela pode vir desde uma atividade que você já praticava como passatempo até uma nova habilidade aprendida recentemente.
As opções são muitas: fazer comida para vender, organizar um brechó, realizar trabalhos pela internet nos horários livres.
Na internet é possível encontrar diversos cursos gratuitos para o desenvolvimento de uma nova habilidade. Quem sabe o momento de crise possa se tornar um ponto de virada para alcançar os objetivos.
Invista corretamente
O controle financeiro em momentos de crise também pode aguçar a capacidade de buscar o melhor investimento para o seu dinheiro. O consórcio imobiliário é uma excelente alternativa para quem se planeja e busca segurança no investimento.
Com ele, você pode adquirir o seu imóvel e sair do aluguel ou aumentar o seu patrimônio de forma programada e sem a cobrança de juros. São diversos motivos que fazem o consórcio imobiliário ser um bom investimento, como pode ser visto no artigo que pode ser lido ao clicar aqui. Nele, você tem acesso à carta de crédito para a compra do imóvel quando tem a sua cota contemplada em assembleia.
Para aumentar as chances de contemplação pode ser realizada a oferta de lance, como pode ser visto no vídeo o clicar aqui. Surgiu a dúvida sobre como fazer essa oferta, mas não utilizar o dinheiro que você tem guardado?
No consórcio imobiliário é possível realizar o lance embutido, ou seja, utilizar parte da sua carta de crédito para realizar a oferta. Caso ocorra a contemplação, o valor é descontado do total.
O controle financeiro pessoal em momentos de crise é tão importante quanto nos outros ciclos da vida, contudo, ao enfrentar essas dificuldades as prioridades acabam mudando e, geralmente, o desejo de segurança aumenta. Por isso, a nossa dica é investir em imóvel, pois além de servir como moradia, ele aumenta o seu patrimônio, como você pode ver ao clicar aqui, e contribui para enfrentar futuras crises.
Fale conosco pelo WhatsApp ou faça uma simulação no site.