Dicas para a compra do primeiro imóvel
A compra do primeiro imóvel é um dos momentos mais marcantes da vida. Indica uma busca por maior segurança e capacidade para planejar o futuro. Também é uma grande responsabilidade, pois a realização desse sonho exige o investimento financeiro alto e que muitas vezes é parcelado por anos e até décadas.
O consórcio imobiliário é um grande aliado para quem deseja adquirir um imóvel de forma planejada e sem o pagamento de juros altos como no financiamento.
Para ajudar você na escolha do primeiro imóvel, criamos uma lista com sugestões do que deve estar presente para a realização do seu sonho.
Planejamento financeiro
O primeiro passo para conseguir adquirir um imóvel é ter um planejamento financeiro pessoal e/ou familiar. Com ele, é possível analisar quanto se ganha e onde se gasta o orçamento. Dessa forma, é possível identificar possíveis pontos para a economia ou a necessidade de aumento da renda para alcançar o seu objetivo.
Também é importante ter uma reserva de emergência capaz de trazer segurança para uma eventualidade, como recolocação no mercado de trabalho.
Casa ou apartamento?
Essa é uma dúvida comum, pois as duas possibilidades apresentam vantagens e desvantagens, sendo necessária a análise do perfil do comprador.
A casa costuma oferecer maior liberdade, fator importante para quem gosta de receber a família e os amigos para uma festa. Também proporciona mais espaço para quem cultiva plantas ou tem animais de porte maior. Tem como desvantagem a menor segurança, pois é de fácil acesso da rua.
Já o apartamento normalmente é escolhido por quem deseja contar com a segurança presente em condomínios, que vai de portaria à sistema de vigilância com câmeras. As famílias com filhos são mais propensas a escolher este tipo de imóvel devido à infraestrutura, com quadras, áreas de lazer e convivência para as crianças. Por outro lado, exige que os moradores sigam as regras de convivência do condomínio para evitar qualquer problema e o pagamento de taxas para a manutenção do condomínio.
Documentação
É indispensável que a documentação do imóvel esteja em dia, principalmente se você pretende realizar algum tipo de parcelamento. É preciso analisar se a matrícula está atualizada, se o imóvel possui Habite-se e se não há dívidas de IPTU.
Avaliação do imóvel
Seja casa ou apartamento, a escolha deve ser feita após avaliação do imóvel. Na lista devem estar presentes a verificação da rede elétrica e hidráulica, a presença de rachaduras no teto e nas paredes, a conservação do piso, a ventilação natural, a abertura de portas e janelas. É indicada mais de uma visita ao imóvel em diferentes horários para ter certeza de que tudo está em ordem.
Seguindo os cuidados básicos e mantendo o controle financeiro, é possível ter muitas alegrias com a compra do primeiro imóvel.
Ao contar com o consórcio imobiliário para alcançar o seu objetivo, você detém um alto poder de negociação no momento da aquisição do bem. Dessa forma, você pode negociar o valor, pedir desconto e ter o imóvel que sempre sonhou.
Quer saber o que pode ser adquirido com o consórcio imobiliário? Leia o nosso artigo que apresenta todas as possibilidades.