Tudo Sobre Consórcio

O que é necessário para fazer um consórcio?

21/10/2020 6 minutos de leitura

A compra do imóvel representa a realização de um dos maiores sonhos de todas as pessoas. É a conquista da liberdade e segurança ao adquirir um bem de alto valor e a construção do patrimônio que pode garantir o futuro.

O consórcio imobiliário tem sido cada vez mais procurado, pois não cobra valor de entrada nem os altos juros do financiamento imobiliário. Ele funciona como uma poupança em grupo, para a qual os consorciados pagam as suas mensalidades e o valor acumulado no fundo comum é utilizado para realizar as contemplações.

Essa forma planejada da modalidade oferece uma grande vantagem para quem deseja sair do aluguel pagando uma parcela que cabe no bolso, desenvolver o hábito de investir ou iniciar a construção de patrimônio para a aposentadoria.

O que é necessário para fazer um consórcio?

A modalidade permite o ingresso rápido e sem burocracia. Para fazer um consórcio, a pessoa física precisa apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Algumas administradoras podem solicitar outros documentos, mas isso será avaliado durante a contratação da sua cota.

As pessoas jurídicas também podem fazer o consórcio, tendo que apresentar um pouco mais de documentação, mas também sem burocracia. São eles:

  • CNPJ;
  • Certidão de débitos negativos referente às contribuições previdenciárias;
  • Certidão negativa da empresa relativa a débitos e tributos federais;
  • Certidão de regularização do FGTS;
  • Certidão da Junta Comercial do Estado;
  • Cópias do Contrato Social.

Da mesma forma, outros documentos podem ser solicitados conforme a administradora.

Para adquirir um consórcio, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade, desde que seja representado pelos pais. A partir dos 18 anos, qualquer pessoa pode fazer a assinatura sem a necessidade de uma autorização especial.

É uma ótima alternativa para quem inicia ainda jovem a investir e pode ao longo da vida construir um patrimônio capaz de garantir uma aposentadoria segura. Assita ao vídeo sobre como construir o seu patrimônio com o consórcio imobiliário.

Estou com o nome sujo. Posso fazer o consórcio?

Essa é mais uma vantagem do consórcio imobiliário, pois a análise será realizada somente no momento que a sua carta for contemplada. Enquanto isso, você pode regularizar a sua situação financeira ao mesmo tempo que faz o seu investimento no consórcio.

Você deve manter o pagamento das parcelas em dia, porque o atraso impede a participação nos sorteios ou oferta de lance em assembleia. Nós preparamos um artigo com dicas para colocar as finanças em dia. Para ler, clique aqui.

Caso você tenha a carta contemplada enquanto estiver com o nome negativado, será necessário regularizar a situação antes de ter acesso ao crédito.

Como fazer o consórcio imobiliário?

Para adquirir o consórcio, o primeiro passo é saber que tipo de imóvel deseja para definir o valor da carta de crédito necessária. Não precisa indicar o imóvel para a compra, pois a escolha é feita somente quando a sua carta for contemplada e você decidir utilizá-la.  Clique aqui para fazer a simulação em nosso site e receber uma proposta personalizada.

É possível optar por um grupo em formação ou em andamento. Cada um apresenta vantagens e a escolha deve ser feita a partir do seu perfil e objetivo no grupo.

Durante a adesão, você tem acesso a todas as informações do plano, como forma e vencimento das parcelas, reajustes da cota, valores destinados ao fundo comum, taxa de administração e fundo de reserva, realização das assembleias, formas de contratação.  O fundo de reserva corresponde a um percentual da parcela destinado à manutenção da saúde financeira do grupo quando algum integrante não paga as suas parcelas. Para saber mais sobre a taxa de administração, leia o artigo clicando aqui.

O consórcio é um investimento seguro?

O consórcio possui uma extensa história no Brasil e ao longo de décadas vem realizando o sonho de muitas pessoas com segurança. Atualmente, o setor segue as regras impostas pela Lei nº 11.795/2008, conhecida como a Lei dos Consórcios. Ela determina todo o funcionamento do grupo e confere maior segurança ao consorciado e à administradora.

A administradora de consórcio é responsável pela criação e gestão dos grupos. Para poder atuar, ela precisa ser autorizada e é fiscalizada pelo Banco Central. Além disso, todos os grupos devem ter cotistas que representam os integrantes na fiscalização do cumprimento de todas as obrigações legais.

Dessa forma, o consórcio é um investimento seguro e flexível para atender os mais diferentes perfis de investidores. Seja para comprar o primeiro imóvel, a sede para empreender, o terreno ou para construir a casa dos sonhos, a modalidade oferece planos que se encaixam ao seu objetivo.

O consórcio é vantajoso em todos os momentos: não é burocrático para adquirir, é seguro, não cobra juros, é ideal para quem se planeja, contempla todos os cotistas ao longo da existência do grupo e oferece alto poder de compra.

No momento que você tem acesso à carta de crédito, a compra do imóvel funciona como se fosse à vista, pois após a efetivação do negócio o vendedor recebe o valor integral diretamente da administradora de consórcio. Isso permite conseguir uma melhor negociação, seja com desconto ou a conquista de itens extras no imóvel.

Como visto neste artigo, é simples fazer um consórcio e aproveitar todas as suas vantagens. Algumas pessoas ainda acabam optando pelo financiamento imobiliário e chegam a pagar 2 ou 3 vezes o valor contratado. Neste vídeo, é possível ver a comparação entre as duas modalidades.

Agora que você já sabe o que é necessário para fazer um consórcio, viu que mesmo com o nome sujo é possível ingressar e realizar o sonho da casa própria enquanto regulariza a situação, que só precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência no momento da adesão, aproveite para fazer uma simulação. Os nossos consultores estão prontos para ajudar na escolha do melhor plano, respondendo as suas dúvidas e indicando o melhor grupo de consórcio para o seu perfil.

Não perca tempo! Quanto mais cedo você adquirir o consórcio, mais próximo estará do feliz momento da contemplação.

Veja também

WhatsApp