9 motivos para adquirir o consórcio imobiliário
O consórcio imobiliário vem sendo o caminho escolhido pelos brasileiros e brasileiras que desejam comprar o seu imóvel de forma planejada e com um valor de parcela que caiba no bolso.
A modalidade permite o acesso ao crédito a partir da formação de grupos de pessoas com objetivos semelhantes, que pagam as suas mensalidades e formam uma espécie de poupança comum. Dela são retirados os valores para a contemplação de todos os cotistas durante a existência do grupo.
A criação e gestão do grupo é feito pela administradora de consórcio, empresa que deve ser autorizada e é fiscalizada pelo Banco Central. Além disso, a modalidade conta com uma lei exclusiva, a Lei nº 11.795/2008, que regulamenta toda a atividade e oferece maior segurança para o consorciado. São garantias que somadas às décadas de história do consórcio no país, fazem da modalidade a escolha segura para a compra de um imóvel.
Agora que você já sabe que o consórcio imobiliário é um investimento extremamente seguro, vamos conhecer mais vantagens da modalidade.
1. Ausência de juros
No consórcio imobiliário não há cobrança de juros nas parcelas, como acontece no financiamento imobiliário. O valor total da carta de crédito é dividido pelo número de parcelas do seu plano de consórcio.
Isso é possível porque o consórcio funciona como um autofinanciamento, no qual o dinheiro resultante do pagamento das parcelas é utilizado para o pagamento das cartas contempladas. A administradora de consórcio é responsável pela gestão e para que seja possível realizar esse trabalho, há a presença da taxa de administração.
Já no financiamento imobiliário, a instituição financeira efetua o empréstimo do valor e cobra juros por isso. Dessa forma, o custo efetivo total do financiamento pode chegar a 2 ou 3 vezes mais que o valor contratado. Você gostaria de adquirir 1 imóvel e pagar 3?
2. Menor burocracia
O consórcio imobiliário é menos burocrático para a contratação. Para a adesão são exigidos os documentos básicos permitindo que ela seja muito ágil. Outros documentos são exigidos somente quando chegar o momento de receber a carta de crédito.
Já o financiamento exige uma série de documentos e comprovantes antes de ter acesso ao crédito. Isso faz com que o processo seja mais moroso e caro, pois são diversos documentos, autenticações e análises antes de assinar o contrato.
3. Uso do FGTS
Você pode utilizar o seu saldo de FGTS no consórcio imobiliário de 4 formas diferentes:
- Oferta de lance
- Complemento de crédito
- Pagamento de parcelas
- Amortização de parcelas
Para saber mais sobre cada uma delas e quais as exigências para o trabalhador e o imóvel, clique aqui.
Também é possível utilizar o saldo de FGTS do casal no consórcio imobiliário, o que oferece grande vantagem para atingir o seu objetivo. Ao clicar aqui, você confere a possibilidade para cada tipo de união do casal.
4. Saída do aluguel
O aluguel costuma ser um valor que pesa no orçamento mensal e que nunca irá voltar.
Como as parcelas do consórcio imobiliário se encaixam melhor no orçamento por não possuírem juros, é possível que você encontre um valor que caiba no seu bolso e seja semelhante ao preço do aluguel. Assim, após a contemplação, você adquire o imóvel e vê o retorno do seu investimento.
Sugerimos que seja feito o planejamento financeiro completo, pois enquanto a sua carta não for contemplada será necessário o pagamento do aluguel e das parcelas do consórcio.
Aqui no blog, você encontra artigos sobre educação financeira. Para acessá-los basta clicar aqui.
5. Construção de patrimônio
O consórcio imobiliário é uma ótima alternativa para quem deseja construir o seu patrimônio, pois pode ser adquirido a partir dos 18 anos de idade ou até com 16 anos desde que seja representado pelos pais. Para isso, é preciso consultar as exigências de cada administradora.
É possível ter quantas cotas de consórcio desejar, desde que caibam no seu orçamento.
Após a compra do imóvel, ele pode ser utilizado para locação e se transformar em fonte de renda para a aquisição de novas cotas ou a realização de outro objetivo.
Sem dúvidas é uma ótima escolha para quem deseja construir patrimônio por meio de um dos investimentos mais seguros que existem que é a aquisição de imóveis.
Para saber mais sobre a construção de patrimônio com o consórcio imobiliário, assista ao vídeo abaixo.
6. Compra programada
No consórcio imobiliário não é necessário o pagamento de um valor de entrada e não há cobrança de juros. O valor total da carta é dividido pelo número de parcelas do grupo. Isso possibilita que você tenha o planejamento financeiro e não comprometa o orçamento. Além disso, permite a programação para ofertar lance com o objetivo de alcançar a contemplação.
A única surpresa que pode acontecer no consórcio imobiliário é ter a carta de crédito contemplada através do sorteio em assembleia, mas surpresa boa sempre é bem-vinda, não é mesmo?
O lance em assembleia é a outra forma de contemplação, na qual é feita a oferta de um valor ou percentual da carta de crédito para antecipar a contemplação.
Clicando aqui, você encontra mais informações sobre o lance em assembleia.
7. Poder de compra à vista
A carta de crédito contemplada funciona como um vale-compra que você tem em mãos para adquirir o imóvel. Isso permite fazer melhores negociações como a conquista de desconto ou alguma benfeitoria extra no imóvel, pois o vendedor receberá o valor integral após a conclusão da negociação.
Mais uma vantagem é que o valor é pago pela administradora de consórcios diretamente ao vendedor, evitando que você precise receber o dinheiro para transferi-lo à pessoa que realizou a venda e pagar impostos e taxas por isso.
8. Flexibilidade
O consórcio imobiliário oferece muita flexibilidade ao consorciado. Ele permite que você escolha qualquer bem que seja da mesma categoria. Pode ser uma casa, apartamento, terreno; imóvel novo ou usado. São diversas opções e a escolha só precisa ser feita após a contemplação.
Assista ao vídeo abaixo para saber todas as possibilidades de compra através do consórcio imobiliário.
Caso você não queira utilizar a carta assim que ela for contemplada, basta comunicar à administradora de consórcio. Assim, ela investirá o valor para que o seu poder de compra seja mantido.
Quem está com o nome sujo também pode adquirir um consórcio imobiliário e regularizar a sua situação antes da contemplação. Essa possibilidade é uma grande vantagem para quem deseja realizar o sonho da casa própria, mas por algum motivo vive um momento de falta de crédito. É importante manter o pagamento das parcelas do consórcio em dia, pois o atraso pode acarretar juros e multa previstos no contrato.
A nossa equipe de consultores pode ajudar você com informações sobre como adquirir uma cota de consórcio mesmo com o nome sujo.
9. Transparência na formação da parcela
A forma planejada do consórcio imobiliário também se reflete na formação da parcela. Durante a adesão, você conhece todos os itens que farão parte do seu plano de consórcio, que costumam ser:
Fundo comum: corresponde ao valor recebido das parcelas que será utilizado para o pagamento das contemplações.
Fundo de reserva: é o valor destinado para proteger a saúde financeira do grupo caso ocorram inadimplência ou outros custos extras.
Taxa de administração: corresponde ao percentual utilizado para o pagamento da administradora de consórcio para que ela realize a gestão do grupo.
Seguro: é um valor destinado para o consorciado ou herdeiros se ocorrer algum sinistro.
Esses 4 itens são somados e então é feita a divisão pelo número de parcelas do seu grupo de consórcio. Os valores de taxa de administração podem variar conforme a administradora, assim como a presença do seguro, por isso é importante a análise durante a adesão.
Agora que você conhece 9 motivos para adquirir o consórcio imobiliário, aproveite para iniciar a realização do seu sonho do imóvel próprio agora mesmo. Para isso, faça uma simulação no nosso site, clicando aqui, ou fale conosco pelo WhatsApp (51) 98927-2794.
A nossa equipe de consultores está pronta para responder as suas dúvidas e ajudar na escolha do melhor plano de consórcio para você.