Como ensinar educação financeira aos filhos?
A forma como nos relacionamos com dinheiro hoje é um reflexo do que aprendemos ao longo da vida. Algumas pessoas desenvolveram essa habilidade desde cedo enquanto outras ainda têm dificuldades para organizar o orçamento.
A boa notícia é que nunca é tarde para aprender e quanto mais cedo começar, mas fácil será para adquirir essa capacidade e poder realizar os sonhos.
Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para ensinar educação financeira aos filhos e também como, além do legado intelectual, garantir o início da construção de patrimônio dos herdeiros. Você verá por que o consórcio pode ser o melhor caminho para isso.
Como ensinar educação financeira para os filhos?
Ter a atenção das crianças por um tempo maior é um desafio que cresce a cada dia, pois elas são fisgadas pelo smartphone, TV ou outras atividades que despertam o interesse em cada momento.
Contudo, é possível adquirir educação financeira brincando e existem jogos que cumprem muito bem este papel. Confira alguns:
Banco imobiliário
Este é um jogo clássico que atravessa gerações e tem uma forma de jogar que ensina como fazer o patrimônio crescer e mantê-lo após a conquista. Nele, o jogador pode fazer investimentos, realizar vendas ou locações.
Goumi
As crianças não querem largar o tablet ou smartphone? O Goumi é uma boa opção, pois é um jogo on-line que ensina o jogador a utilizar os recursos enquanto realiza atividades rotineiras.
Os 4 Porquinhos
Este jogo é uma atividade lúdica na qual a criança aprende a manejar os recursos pensando no presente e no futuro. Nele, a criança escolhe onde colocar o dinheiro a partir de 4 opções: "Sr. Agora", "Sr. Desejo", "Sr. Bonzinho", "Sr. Futuro", que representam os diferentes objetivos financeiros da vida real.
Outra forma interessante é fazer com que elas participem da organização financeira familiar desde cedo, observando como o dinheiro é utilizado, quais obrigações precisam ser pagas mensalmente e como manter o controle para que todos possam conquistar os seus objetivos. Por falar nisso, clicando aqui você encontra 4 dicas para economizar em casa.
A mesada também é um método para que elas aprendam a fazer a gestão do próprio dinheiro. Não há uma regra para definir o seu valor, cabendo aos pais estipularem uma quantia que possibilite à criança comprar o que deseja e sirva para aprender sobre como fazer a gestão do próprio dinheiro.
Como construir patrimônio desde cedo?
É comum a ideia de que na vida adulta será conquistada a estabilidade e a partir dela a construção de patrimônio para ter um futuro mais tranquilo e seguro. No entanto, ela não representa a melhor estratégia, pois quanto mais cedo começar a investir maior capacidade terá para conquistar os seus objetivos.
No vídeo abaixo você confere a idade mínima para adquirir uma cota de consórcio.
Sem dúvidas, o imóvel é um dos investimentos mais seguros que existe ao longo do tempo, superando até investimentos em renda fixa, como a poupança, que vem representando perdas aos seus investidores. Clique aqui para conferir a comparação entre poupança e consórcio.
O consórcio imobiliário oferece possibilidades como planos com parcela reduzida até a contemplação ou outro momento previsto em contrato. Essa é uma alternativa interessante quando você ainda tem no orçamento as mensalidades da escola dos filhos, transporte e tem disponível um valor menor para investir.
Com uma boa estratégia é possível aumentar as chances de contemplação por meio da oferta de lance quando o seu filho ou filha irá ingressar na faculdade e precisará mudar para outra cidade, por exemplo. Isso porque a compra do imóvel acontece somente após a contemplação e você pode escolher qualquer bem desde que seja da mesma categoria, ou seja, pode ser um imóvel novo ou usado, casa ou apartamento e até comprar um terreno e construir o imóvel.
Também é a alternativa para quando eles querem ser os responsáveis pela conquista da casa própria, mas ainda tem uma renda menor.
Em uma relação entre a atividade lúdica presente nos jogos e a conquista dos objetivos concretos, o consórcio também auxilia na educação financeira, pois apresenta uma meta clara que é a compra do imóvel e o caminho para chegar lá por meio do pagamento das mensalidades.
Por que o consórcio é um bom investimento?
O consórcio imobiliário é um investimento seguro e que possibilita comprar a casa própria com economia quando comparado ao financiamento imobiliário.
Para comprar um imóvel pelo financiamento, você enfrentará uma peregrinação para juntar todos os documentos necessários. Se aprovados, terá que desembolsar um valor de entrada que costuma ser, em média, de 20% do crédito. Então, passa a pagar as parcelas com os seus pesados juros. Ao final, você terá pagado o equivalente a 2 ou 3 vezes o valor contratado.
Por outro lado, o consórcio funciona como uma compra coletiva, na qual os participantes do grupo de consórcio quitam as suas mensalidades que são utilizadas para o pagamento da carta de crédito contemplada. Dessa forma, a modalidade não cobra juros nas parcelas nem valor de entrada, permitindo o ingresso no consórcio com uma mensalidade que cabe no bolso e sem precisar utilizar fundo de emergência ou outro capital próprio.
O consórcio também não sofre alterações causadas pelo aumento na Taxa SELIC. Para saber por que isso não acontece, clique aqui.
E a história de que o consórcio imobiliário demora não passa de mito, como você pode conferir no vídeo abaixo.
Agora que você já sabe que o consórcio atende diferentes objetivos, desde aqueles que precisam de acesso imediato ao crédito até os que planejam a compra o imóvel no longo prazo, clique aqui e aproveite para conhecer as cartas contempladas disponíveis no nosso site.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a definir os primeiros passos na educação financeira dos seus filhos para que eles possam construir bases sólidas neste mundo em constante transformação.
Estamos à disposição para apresentar a você os melhores cenários no consórcio para a realização do seu sonho. Aqui na Tramontana você encontra um time de consultores certificados pelo selo ABAC PCA-10 e com longa experiência em consórcio para ajudar desde a definição do valor da carta até a finalização do grupo, passando pela sua contemplação e uso do crédito. Para falar conosco basta clicar no botão de WhatsApp que está aqui embaixo.