Tudo Sobre Consórcio

Utilize consórcio para adquirir imóveis comerciais

02/08/2023 11 minutos de leitura

Gostaria de expandir o seu negócio ou até mesmo dar início a um novo e não sabe como começar, pois não possui o montante financeiro para a compra do imóvel ou não quer comprometer o seu fluxo de caixa? Então o consórcio imobiliário pode ser perfeito para você!

É possível utilizar o consórcio imobiliário para aquisição de imóveis comerciais  (como lojas, terrenos e inclusive para a construção de obras próprias), sendo  um método inteligente de compra, pois normalmente os valores para estes mesmos locais, por meio de financiamento, são extremamente mais altos, além dos juros e valores de entrada cobrados.

Mas é importante garantir o auxílio de profissionais especializados na área, que saberão analisar os melhores cenários e orientar você para escolher o plano de consórcio e definir a estratégia para antecipar a contemplação da carta de crédito. Confira algumas dicas para aumentar a possibilidade de contemplação:

  • Mantenha as suas cotas em dia: além de ser requisito para participar das assembléias, a boa saúde financeira do grupo aumenta;
  • Tenha organização financeira: manter o orçamento controlado faz toda a diferença para não ter surpresas desagradáveis. Uma dica é ter aplicativos e planilhas de controle para conseguir economizar;
  • Conheça as suas opções: o consórcio pode ser contemplado por sorteio ou lance. Aí está uma grande oportunidade para fazer uma oferta e antercipar a contemplação. Para isso, podem ser utilizados o saldo de FGTS, capital próprio e/ou lance embutido. Aqui, você pode saber mais sobre como montar a estratégia de lance ideal para o seu objetivo.

Mas afinal, como funciona o consórcio imobiliário? 

Não se preocupe, caso seja novo no mundo dos consórcios, vamos explicar os passos e funcionamento para você entender melhor:

O consórcio imobiliário é uma modalidade que  funciona a partir da reunião de um grupo de pessoas - que podem ser tanto físicas, quanto jurídicas - para juntar um fundo comum, com a intenção de autofinanciar a compra de um bem semelhante para cada participante.

Para isso, a Administradora de Consórcios cria e gerencia o funcionamento dos grupos. É ela quem organiza as assembleias, realiza as contemplações, recolhe os pagamentos e administra o Fundo Comum. 

Ela deve ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central para poder atuar no mercado de consórcios. 

Os consorciados pagam o valor do bem em parcelas mensais (com valores definidos anteriormente em contrato) e este valor juntado (Fundo Comum) é usado nas contemplações durante as assembléias ordinárias. 

Deixando claro que todos os participantes do grupo serão contemplados e receberão o valor para a compra do bem desejado. Você já ouviu falar que a contemplação é uma simples questão de sorte? Bom, essa afirmativa é equivocada.

O consórcio é feito por meio de muito estudo e acompanhamento de especialistas para a análise do melhor cenário e estratégia para ter a contemplação (que pode ser feita tanto por meio de sorteio, como por ofertas de lance). Diferentes questões são levadas em conta para a realização das ofertas, como:

  • Sazonalidade;  
  • Histórico do grupo do consórcio (perfil e comportamento dos participantes);
  • Média de lances (avaliação dos valores de lance das últimas assembléias).

Então qual é melhor: financiamento ou consórcio?

Quando se trata de aquisição de bens imobiliários - sejam eles casas, apartamentos, residências de lazer ou mesmo comerciais - é comum os indivíduos interessados ficarem na dúvida sobre qual método é o melhor negócio: financiamento ou consórcio. 

Por isso, vamos explicar um pouco sobre o funcionamento de cada um e suas respectivas vantagens e desvantagens.

Financiamento

O financiamento costuma ser utilizado por quem precisa do crédito imobiliário imediato para a aquisição do imóvel próprio, pois o valor é liberado assim que há a aprovação pela instituição financeira. Mas essa agilidade acaba se tornando muito cara.

A aprovação pela instituição financeira exige uma burocracia grande, com a necessidade de apresentação de diversos documentos (pessoais, comprovantes de renda, registro de imóvel e de acesso à crédito). Além disso, é cobrada uma alta quantia em juros, valores de entrada, seguros, tarifas e tributos.

Consórcio Imobiliário

Já no consórcio imobiliário não existe cobrança de juros, uma vez que não é um empréstimo feito por uma instituição financeira, mas sim uma arrecadação de fundo comum por um grupo de pessoas com o mesmo interesse. Por este motivo, você também não precisa pagar um valor de entrada.

A parcela do consórcio pode ser formada por:

  • Fundo comum: valor das parcelas pagas mensalmente pelos participantes do grupo, que é utilizado nas contemplações;
  • Taxa de administração: quantia cobrada pelos trabalhos da empresa administradora do consórcio;
  • Fundo reserva: proteção do funcionamento do grupo, criado para suprir eventuais despesas;
  • Seguro: valor pago para garantia do pagamento das mensalidades.

Aqui estão todas as partes que podem compor a parcela, mas é possível conferir o que está presente no seu plano no contrato de aquisição.

Assim, o consórcio é uma maneira muito mais econômica de conquistar o seu imóvel desejado (principalmente quando comparado ao método de financiamento), pois além de não possuir juros e valores de entrada, também permite a possibilidade de comprar à vista, agilizar o acesso ao crédito através de lances e possui flexibilidade no uso da carta de crédito.

Deseja saber mais? Assista ao vídeo abaixo, no qual o Eduardo compara as duas modalidades. 

Tendências no mercado: consórcio em ascensão

Por possuir tantos benefícios, a prática de consórcios imobiliários vem conquistando cada vez mais espaço dentro do mercado e impactando positivamente a realidade financeira de muitos brasileiros. 

Segundo dados levantados pelo veículo GZH, cerca de um milhão de novas cotas foram adquiridas apenas no primeiro trimestre de 2023, somando R$ 68,95 bilhões em negócios, o que equivale a um aumento de 24,8%, comparado ao ano passado

Assim, você pode conferir as vantagens de se entrar no mundo de consórcios, como tantos outros brasileiros vêm fazendo, e transformar a sua vida economizando!

Mas você sabia que além de ser uma forma econômica e flexível de aquisição de bens, também pode ser utilizado como uma fonte de renda e investimento?

É verdade: você pode obter lucros de até 400% por meio do consórcio. Isso é possível por meio da venda da carta logo após a contemplação.

É difícil ficar fora dessa, não é mesmo? Assista ao vídeo abaixo para entender melhor como ganhar dinheiro com o consórcio.

Não deixe as suas conquistas de lado:  nós, da Tramontana Consórcios, estamos aqui para ajudar você nessa jornada rumo à realização de seus sonhos. 

Faça uma simulação, é fácil e rápido!

Veja também

WhatsApp